segunda-feira, 2 de abril de 2012

Adiós Esteban.

Bom, eu não sei se vocês sabem mas eu sou muito fã da banda Fresno, isso não é de agora, gosto deles mais ou menos desde de 2004, 2005 por ai. Mas confesso que após a entrada do Rodrigo Tavares na banda em 2006 eu acabei tendo um motivo a mais para ser fã, confesso que desde a entrada dele na banda, ele se tornou o meu motivo principal para gostar da Fresno, até porque mais ou menos nessa mesma época tive motivos para não admirar o Lucas, mas isso não vem ao caso. O fato é que a parceria entre Tavares e Lucas sempre foi muito foda, rendeu diversas letras maravilhosas para a banda, os dois se completavam musicalmente, o que tornou a Fresno muito melhor e rendeu o reconhecimento nacional da banda. Mas o que isso tem haver? É que sexta feira foi anunciada a saída de Rodrigo Tavares da banda fresno e confesso, isso me pegou de surpresa por ter sido tão de repente, eu achava que isso demoraria mais pra acontecer, mas eu já tinha suspeitas de que iria acontecer já que Tavares estava com um projeto paralelo e solo "Esteban" e esse foi um projeto que realmente deu certo e como ele mesmo disse, chegou a hora em que ele teve que optar por um dos dois e para a tristeza dos fãs da Fresno, a escolha dele foi o Esteban, mas para a alegria de fãs dele (assim como eu), ele continuara com suas músicas, nos fazendo chorar, sorrir e nos identificar com suas letras.



Confesso, eu chorei bastante quando eu soube, mas foi pelo choque do momento, depois entendi. Mas ontem não pude deixar que lágrimas rolassem ao ver o último programa em que o Tavares participou com a banda. Ele postou também no facebook uma nota, onde explica sua saída e aqui está ela.


“Para mim seria muito mais fácil e coerente começar essa carta contando como conheci os caras da Fresno (se você preferir chamar “o” Fresno, por mim tudo bem. A banda tomou uma dimensão tão grande que independe de artigo para definir o substantivo). Mas prefiro começar agradecendo. Agradecendo ao Universo pela oportunidade que tive de, alguma forma, meu caminho cruzar o caminho de caras tão especiais quanto meus ex colegas de banda. Pessoas que admirei pelo talento e mantive por perto pelo caráter, amizade e, acima de tudo, parceria para todas as horas.

Alguns atribuem essa parceria a outras vidas, outros, ao carma. Pra mim, foram talentos diferentes que se completaram e juntos fizeram milhares de pessoas se emocionar, cantar seus dramas por meio de nossos dramas, sorrir por meio de nosso sorriso, e nos fazer muito, mas muito felizes, por conta da energia que nos incentivou a fazer coisas inacreditáveis. Realizamos nossos sonhos por meio dos sonhos de vocês: tocamos com Anberlin, abrimos para Bon Jovi, lotamos casas de show em todo país e, para quem ligou o rádio e a TV, no domingo a gente estava lá. No sábado…na terça, na segunda, no sofá da Hebe, nos primeiros lugares da MTV, na Rolling Stone, no Multishow recebendo prêmios que vocês nos deram com a dedicação de quem vive pra te fazer feliz. E vocês me fizeram.
Sair da Fresno não foi a primeira decisão difícil da minha vida. Pode ter sido a mais sentida por mais pessoas, pela proporção que o sucesso tomou, mas foi tão difícil quanto aceitar o convite de integrar a banda em 2006, já que na época eu estava na Abril. As experiências que adquiri com a Abril serviram para que eu crescesse e buscasse novos desafios. A Fresno foi um deles. Tocar sozinho no meu quarto, composições minhas, diferentes das que eu fazia com a banda foi outro. E, despretensiosamente, ouvir essas composições cantadas por diversos públicos, aonde quer que eu vá, é um desafio vencido.
Com a minha saída, a Fresno não vai acabar. Simplesmente porque ela é maior do que eu. Ela é Lucas, Vavo, Bell, Mario e vocês. Tive a honra de ter sido um “Paulo Nunes”, um centroavante que ajudou a banda a se tornar o que é hoje; de contribuir; de colocar meu coração; minha alma e, junto com meus amigos, ajudar a a tomar decisões difíceis. Algumas muito acertadas, outras, nem tanto. Mas que nos serviram de base para seguirmos em frente. Fazermos diferente. Ousamos, criamos, e colocamos o nome da Fresno na História do Rock.
Agradeço principalmente por aprender com essas pessoas, Lucas, Bell, Vavo, Cuper, Mario, Lezo, e somar ao ponto de nos tornamos artistas respeitados, juntos ou separados.
Como um guri, com a Fresno, aprendi, cresci e aprimorei a arte que morava dentro de mim e que hoje se chama Esteban. Sou guitarrista de origem, mas era baixista em uma grande banda. E ficava entre voltar as minhas origens ou segurar uma bandeira que me era importante, mas, como artista, me limitava. Esses questionamentos foram ficando pesados e a hora de decidir, mais uma vez estava próxima.
Eu precisava focar minha energia em um dos eixos ou acabaria prejudicando os dois. E, em mais uma decisão difícil da minha vida, optei canalizar no Esteban. Como disse ontem alguém no twitter, meus princípios nunca deixaram que eu abandonasse as pessoas que me apoiaram e por quem tenho gratidão. Por isso, Lucas, Vavo, Bell e Mário: vocês sempre farão parte da minha trajetória, independente para onde ela seguir. Obrigado pelo apoio. Desejo todo o sucesso que o mundo puder retribuir o talento de vocês.
Aos fãs, agradeço a generosidade quem tem demonstrado por mim e pela banda, mesmo surpresos e um pouco chateados com a notícia. Obrigado por me permitir entrar na vida de vocês, de ajudar a contar a história de cada um. Por me deixar dividir meus sentimentos por meio das minhas canções. Por me ajudar a enfrentar mais essa decisão e por saberem que a vida é cheia delas. Nem todas são fáceis.
Obrigado aos amigos – família que a gente escolhe. Obrigado à família que corre nas minhas veias. Imprensa, aos fã clubes, e a cada um de vocês. Se pudesse citaria os nomes de todos que já me fizeram feliz. Como não posso, quero que saibam que serei eternamente grato a cada um de vocês.
“Não ouse desistir de tudo que você sonhou.”
Rodrigo Tavares

30 de março de 2011.”

Aproveitei esse momento e deixo para terminar os dois vídeos deles ontem no Altas Horas para que quem for fã veja o último programa de Tavares na Fresno e as únicas fotos que achei minha com ele das vezes que eles vieram em Recife. Essas são algumas fotos, porque não achei o resto, quando eu encontrar atualizo esse post, porque tenho muitas. 



2 comentários:

  1. EU VI O COMENTÁRIO NO TWITTER,FÃ É FÃ E SOFRE JUNTO,VIBRA,CANTA,É UM SENTIMENTO QUE NÃO TEM EXPLICAÇÃO...

    http://simonebastos2007.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. SEGUINDO SDV?
    www.starsgod-vitoria.blogspot.com

    ResponderExcluir